Matéria

  • Home /
  • Hemoderivados e sua aplicação na odontologia

Hemoderivados e sua aplicação na odontologia

Hemoderivados e sua aplicação na odontologia

O processo de regeneração e reparo dos tecidos orais apresentam sempre um desafio ao Cirurgião- Dentista, pois a cavidade bucal é úmida e repleta de microrganismos (bactérias) que, variavelmente, podem causar processos infecciosos.

Os derivados sanguíneos, em especial a Fibrina rica em Plaquetas e Leucócitos (FRP-L), podem ajudar a acelerar os processos de reparo dos tecidos duros e moles bem como auxiliar no controle de infecção. Esses concentrados são obtidos por meio do sangue do próprio paciente, logo não desencadeiam processos imunológicos desfavoráveis. Podem ser usados em muitos tratamentos, como cirurgias gengivais, extrações (em especial dos dentes do siso), enxertos ósseos, implantes etc.

A obtenção desse concentrado é por meio de venopunção (como um exame de sangue de rotina), sendo depois centrifugado para que se separe a parte branca da parte vermelha. Dependendo do método utilizado, também é possível obter o PRP (Plasma Rico em Plaquetas) atualmente importante na melhoria das expressões faciais, possibilitando rejuvenescimento da face envelhecida (rugas, pele fina etc.), por meio do estímulo interno da matriz de colágeno. Este tratamento tem sido muito utilizado para complementar a estética do sorriso.

Tal procedimento é realizado no consultório odontológico, não possui contraindicação, somente limitação com relação a pacientes que fazem o uso de anticoagulantes, pois o protocolo de obtenção deve ser alterado.
Muitos consultórios já podem oferecer esse recurso, e seu custo é bem acessível. Cabe ressaltar, que essa é uma terapia complementar e que deverá sempre ser bem indicada pelo Cirurgião-Dentista, dependendo do caso clínico em questão.

Dr. Eduardo Vedovatto
CROSP 79063 - Cirurgião-Dentista
Especialista em Prótese Dentária - Mestre e Doutor em Reabilitação Oral - Professor Doutor do Mestrado em Implantodontia da SL Mandic
R. Paulo Setubal, 586 - Nova Valinhos - 19 3869-2750

Tags: Saúde


Artigos Relacionados

Adicionar comentário