Matéria

  • Home /
  • Memorial de Arte Adelio Sarro

Memorial de Arte Adelio Sarro

Memorial de Arte Adelio Sarro

Inaugurado dia 6 de outubro, o Memorial de Arte Adelio Sarro (MAAS), um valioso espaço para disseminação da cultura e eternização da arte de um dos mais importantes artistas brasileiros. 

Com 2 mil m² de construção, o Memorial foi projetado pelo artista Adelio Sarro e construído com recursos próprios. “O Memorial é a realização do sonho de uma vida. Nele, através da arte, eu pude contar minha trajetória desde menino, quando aos 12 anos eu comecei a pintar e a esculpir. O processo de realização não foi fácil, aconteceu gradativamente, a custa de muito trabalho e em condições das mais adversas. Mas, conseguimos e, agora, o deixamos como legado, especialmente para as novas gerações, para que cresçam sabendo que, assim como a educação, a arte nos possibilita conectar com nossa própria história e dialogar com o mundo”, declara Adélio Sarro.

O público terá acesso aos 95 quadros e 25 esculturas que retratam diversos períodos da carreira de Sarro, inclusive oito peças da coleção Arte Acesso, desenvolvida com técnica mista e diversos materiais como resina, papel, tecido, pó de mármore, entre outros, que criam campo visual tátil, adequado à visitação de deficientes visuais.

Logo na entrada, a fachada do MAAS impressiona com um painel de 9 metros de altura por 17 de largura, esculpido em baixo relevo no concreto e que conta a história de vida do artista. 

A parte interna é dividida em espaços que acomodam harmoniosamente as coleções de Sarro e também salas para workshops e divulgação de outros artistas, das mais diversas linguagens da arte. Há, ainda, um Café Cultural e uma loja de souvenirs. Em um anexo fica a oficina de esculturas de Sarro e, em frente, repousam grandes obras em um espaçoso jardim decorado com painéis de mosaico.

Sobre Adelio Sarro - Adelio Sarro, pintor e escultor, nasceu em 1950 em Andradina, interior de São Paulo. Autodidata, começou a desenhar desde a infância, trabalhando com vários suportes como madeira, mármore, metal e ilustração de desenhos. No fim da década de 60, ao visitar o museu de Portinari teve uma grande inspiração e começou a se dedicar totalmente à pintura. 

Desde 1972, Sarro vem apresentando suas obras em exposições coletivas e individuais em Galerias e Centros Culturais do Brasil e do mundo. O artista tem obras expostas em vários locais, entre eles no Palácio das Nações, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra; no Museu Imperial do Japão; no Changjiang Museum, na China; entre outros.

Entre suas obras destacam-se também 15 painéis tridimensionais que representam a Via Sacra de Jesus e estão expostos em Aparecida, SP. As obras monumentais em concreto de Sarro também podem ser vistas em diversas cidades brasileiras: São Caetano do Sul, Embu, Brodowski, Andradina, Jardinópolis, Santa Fé do Sul, entre outras.

Biografia completa de Sarro: www.sarro.info/biografia
Rua Ursa Maior, 210 – Mirante das Estrelas – Vinhedo
Quarta, quinta e sexta-feira: 10h às 17h – para grupos agendados (de 10 a 30 pessoas)
Sábado e domingo: aberto ao público das 10h às 17h.
Ticket de entrada: R$ 10 inteira e R$ 5 meia entrada
(19) 99661.6227 / (19) 3826.0993

 

Tags: Referência


Adicionar comentário