Matéria

  • Home /
  • A importância do Ensino Bilíngue para o desenvolvimento da criança

A importância do Ensino Bilíngue para o desenvolvimento da criança

A importância do Ensino Bilíngue para o desenvolvimento da criança

Estudantes de ensino bilíngue demonstram melhor desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, como a cognitiva e a social

A educação infantil bilíngue vai muito além de garantir ao aluno um futuro promissor e aprender uma nova língua. Estudantes de ensino bilíngue demonstram melhor desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, como a cognitiva e a social, como já foi comprovado em pesquisas. São elas: Concentração, pois a criança precisa estar mais atenta ao falar/aprender um novo idioma, ou seja, melhora consideravelmente as habilidades cognitivas; Bagagem cultural da criança, visto que ela terá contato com outras tradições e comportamentos; Criatividade, porque que a criança terá uma maior percepção ao ter acesso a mais informações; Oportunidades, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais das pessoas, portanto, falar um segundo idioma é um grande diferencial, inclusive de caráter eliminatório.

Atualmente, a importância da aprendizagem do inglês representa mais que fluência em um segundo idioma. Todo o aprendizado envolve a aquisição de competências interculturais, que são capazes de alterar a percepção e ampliar a visão de mundo do falante por meio do contato com mais pessoas, culturas e ambientes.

Mas, para o ensino bilíngue ser eficaz e trazer todos os benefícios descritos acima, é imprescindível que a criança não veja o estudo bilíngue como uma obrigação, e sim como algo divertido, que o entretenha, sem cobranças. O fato de se apropriar de outro idioma sem se preocupar com os mecanismos linguísticos, confere a ela uma aprendizagem natural, aos poucos, a nova língua vai fazendo parte do seu cotidiano.

Tags: Educar


Sobre o Autor

Adicionar comentário