Matéria

  • Home /
  • Óculos de Grau - Necessidade e funcionalidades específicas

Óculos de Grau - Necessidade e funcionalidades específicas

Óculos de Grau - Necessidade e funcionalidades específicas

Sabemos que a ansiedade pela escolha das armações se sobressai nesse momento, mas optar pelas lentes corretas para a sua patologia e, especialmente, para o seu estilo de vida pode fazer a diferença no seu novo acessório corretivo, por isso é preciso entender muito bem o que se está comprando.

Alguns aspectos técnicos precisam ser observados para atender as indicações médicas. Há diversos tipos e materiais de lentes para corrigir diversos erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que interferem na configuração final do acessório.

Pensando nessas dificuldades, reunimos sugestões que podem facilitar muito a escolha desse importante acessório, além das características essenciais para a correção dos distúrbios da visão, as lentes podem proporcionar outras funcionalidades, opcionais ou não.

Antirreflexo: É o tratamento para reduzir o efeito reflexivo sobre as lentes de óculos. É aplicada uma fina camada que impede o reflexo de uma parte de luz que chega até a lente e dificulta a visualização do olho da pessoa quando está com o acessório.

Antiembaçante: Pode ser que você nunca tenha ouvido falar, mas existe um tratamento especial de lentes de óculos que evitam que elas embacem. Isso é possível por meio do controle da quantidade da umidade que se condensa na superfície das lentes.

Antiabrasiva: Esse é um aspecto que reduz a incidência de riscos na lente, sendo importante principalmente para pessoas descuidadas e crianças.

Antiestática: A propriedade antiestática aplicada às lentes impede que a poeira se acumule sobre elas.

Hidrorrepelente: Lentes hidrorrepelentes evitam a deposição de líquidos sobre elas e facilitam muito sua limpeza.

Liporrepelente: Lentes com essa funcionalidade sujam menos. Essa propriedade evita as manchas de gordura da pele durante o manuseio, quando se toca na lente.

Proteção UV: Esse não é um tratamento opcional, todas as lentes de boa procedência devem ter o filtro que bloqueia de 95 a 100% dos raios ultravioletas, a fim de proteger os olhos.

Lente fotossensível: Essas são as famosas lentes que mudam de cor e transformam os óculos normal em óculos solar. Esse tratamento utiliza de pigmentos que são ativados com os raios ultravioletas e escurecem a cor da lente.

Importância contra a luz azul nas telas
Há dois tipos de luz azul: a turquesa, que é benéfica, e a luz azul violeta, que é prejudicial para os olhos. Esse tipo de luz se encontra nos aparelhos eletrônicos que usamos diariamente, como celular, computador, dentre outros. Além de prejudicar a visão, ela também bloqueia a produção do hormônio melatonina, responsável pela indução do sono.

Por isso é muito importante utilizar óculos com filtro de luz azul, mesmo para as pessoas que não precisam de alguma correção de grau. A exposição prolongada a esse tipo de luz causa visão embaçada, fadiga ocular e dores de cabeça.

Dica: Considere como o modelo da armação pode harmonizar com as linhas do rosto e o conforto que ele proporciona.

Tags: Saúde


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário