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O futuro que já virou presente

O futuro que já virou presente

Vivemos hoje uma espécie de corrida por dados, onde, impulsionadas pela transformação digital, empresas competem em busca de informação e de profissionais capazes de extraí-los de forma rápida e precisa.

O profissional do mundo dos dados é hoje um dos mais requeridos do mercado. Em grande expansão, as áreas de tecnologia ganham espaço num mundo que gera bilhões de dados por dia.

Em geral, essa é a realidade para empresas de grande porte. Para outras, a realidade é um pouco diferente. No Brasil, “75% das empresas fecham em até 10 anos de operação. Após um ano são cerca de 25% e em 5 anos, por volta de 60%.” (Fonte: IBGE 2020). E qual seria o motivo?

Analisando as causas que geram as estatísticas listadas acima, algumas se destacam pela frequência, como: não vender de forma efetiva (algumas pessoas ainda não entenderam a era do cliente-centrismo); não fazer uma boa gestão financeira; ter medo de crescer, o que impede a escalabilidade do negócio; falta de inteligência de mercado, onde a empresa não acompanha seus concorrentes.

Percebe-se que as causas citadas acima e inúmeras outras são consequências da falta do perfil analítico do brasileiro empreendedor, já que isso não fez parte de nossa educação.

Agora, é perceptível uma movimentação muito forte de estruturação de ecossistemas de dados dentro das grandes empresas, de criação de verdadeiras operações voltadas ao gerenciamento dos dados e de todos os aspectos legais decorrentes disso. Para essas empresas, os dados passaram a ser um ativo tão importante quanto o próprio dinheiro em caixa.

Aqui temos um problema. Isso está acontecendo nos grandes players de mercado, enquanto os pequenos e médios empresários ainda não enxergaram todo esse potencial. Isso que nem estamos falando de BigData ou qualquer tecnologia de geração massiva de dados – como IoT que está presente em aplicações cada vez mais banais –, estamos falando do básico, do essencial, do mínimo, para que essas empresas consigam competir e ter a oportunidade de crescer. Empresas evoluem com planejamento, criatividade e, principalmente, processos e acompanhamento de métricas.

Se hoje as aplicações da análise de dados já se perdem no horizonte, imagine em um futuro breve. 

Assim, quero terminar o texto com uma pergunta para você, empreendedor, e um conselho a todos:

Como você olha para os seus dados? Quais são as atitudes que você vem tomando para se tornar uma empresa de sucesso?

Vivemos em um mundo dinâmico. Tome cuidado para não “virar estatística!”.

Gustavo Carletti Tietzmann

Graduação - Engenheiro Mecânico (Universiade Presbiteriana Mackenzie)

Fundador da Datta Consultoria

Especialista em dados e projetos

(19) 99959-8772

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www.dattaconsultoria.com.br

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Tags: Ciência de Dados


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