Matéria

  • Home /
  • Descubra como os chás podem dar um toque especial em drinks

Descubra como os chás podem dar um toque especial em drinks

Descubra como os chás podem dar um toque especial em drinks

Os drinks estão cada vez mais sofisticados

Eles ganharam cores vibrantes, montagens atraentes e sabores inovadores, alguns inclusive peculiares. 

Sejam alcoólicas ou não, essas bebidas atraem cada vez mais pessoas pela criatividade e pelo paladar.

Sua composição é variada, mas em geral é lembrada por conter uma bebida alcoólica (que pode ser gin, whisky ou vodka), uma fruta que obedece à preferência de cada um, umas pedrinhas de gelo e um detalhe estético para fazer a diferença. 

Mas o universo dos drinks é tão vasto que os chás entraram nessa busca por novos sabores. E ao contrário do que se possa imaginar, existem ervas super fáceis de agregar com os ingredientes que produzem alguns drinks, gerando infinitas combinações incrivelmente deliciosas e refrescantes.

Ana Paula Baptista, empresária e proprietária da Soulchá, empresa mineira especializada na fabricação de chás, revela que a inovação dos drinks está tão na moda quanto já esteve nos anos 70, e que os chás foram bem adaptados a essa nova onda. “Estão surgindo ideias criativas o tempo todo, e muitas delas virão para ficar, como já aconteceu antes.

Os drinks acabam ganhando um ar de delicadeza e aroma que se somam ao paladar. Há um mundo novo surgindo”, diz, entusiasmada.

O único cuidado, claro, é com a coerência, como explica a mixologista Aline Vilas Boas, que vem experimentando e curtindo a tendência dos drinks feitos com chás. “O aroma e o sabor precisam compor esse casamento.

E há opções de chás que já vêm prontos para isso. Um exemplo é o chá noturno da Soulchá, um blend que traz melissa, boldo, erva-doce e outros ingredientes em sua composição, e que ficam perfeitos em alguns preparos alcoólicos, explica. “Não há regras do que pode e o que não pode, mas, como na gastronomia, a gente já pressupõe algumas ideias mais assertivas”, explica.

Para quem gostou da ideia de preparar um drink com chá, Vilas Boas recomenda três receitas de drinks à base de chás que são fáceis de preparar:

Receitas

Soul Honey

Ingredientes - 1 sachê de Soulchá Noite - 50 ml de Whisky Jack Daniels Honey - Muito gelo - Água com gás - Espuma de gengibre - Pimenta rosa

Modo de preparo - Deposite o sache da Soulchá no copo com whisky. Em seguida coloque o gelo no copo e complete com água com gás. Misture bem. Adicione espuma de gengibre e coloque pimenta rosa moída sobre a espuma.

Soul Gin

Ingredientes - 1 sachê de Soulchá Dia - 50 ml de gin - Gelo - 20 ml de xarope de baunilha - Água com gás - Espuma de limão siciliano

Modo de preparo - Deposite o sachê da Soulchá no copo com gin. Misture bem. Em seguida, deposite o gelo no copo e acrescente o xarope de baunilha. Complete com a água com gás e acrescente a espuma de limão siciliano

Soul Berry

Ingredientes -  1 sachê de Soulchá Dia - 60 ml de gin - Gelo - 20 ml de xarope de mirtilo - Água com gás - 1 fatia de limão - 1 ramo de hortelã

Modo de preparo - Separe o gin em duas doses de 30 ml. Deixe uma em infusão com o sache, e a outra em um recipiente com gelo. Adicione a este recipiente o xarope de mirtilo, e em seguida misture bastante. Acrescente esta mistura, inclusive o gelo, à infusão. Complete com água com gás e utilize a fatia de limão e o ramo de hortelã para decoração.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário