Matéria

  • Home /
  • Entenda o que é Prótese Protocolo

Entenda o que é Prótese Protocolo

Entenda o que é Prótese Protocolo

A perda dentária pode acontecer devido a diversos fatores: seja pelo envelhecimento, seja por um acidente ou até mesmo em decorrência de uma doença. Além de prejudicar bastante o processo de mastigação e alimentação do indivíduo, um sorriso banguela costuma afetar muito a autoestima do indivíduo. Mas sabia que é possível resolver isso com a prótese dentária? Elas podem ser de vários tipos, mas a que mais se destaca no mercado ultimamente é a prótese protocolo. 

As pessoas estão mais familiarizadas apenas com o termo “prótese”, e se você faz parte do grupo que ainda nunca entendeu muito bem o que seria a prótese protocolo, a hora é agora. A prótese protocolo é o que existe de mais moderno para a reabilitação de um paciente que perdeu todos os dentes, sejam eles da maxila ou da mandíbula. Ela é fixada com implantes osseointegrados e sobre eles parafusada uma prótese total , tipo dentadura.

A diferença da prótese protocolo para outros tipos de próteses

Existem diferentes tipos de próteses, como a total, a parcial removível e a fixa. A protocolo se encaixa neste último grupo e o especialista destaca seus diferenciais: Com os implantes e os parafusos que a fixam, a prótese não fica mais solta. Isso traz mais conforto e segurança ao sorrir e, principalmente, devolve a autoestima para o paciente. Dessa forma, pacientes que usam dentaduras e não se adaptam muito bem a este acessório - tanto pela questão estética quanto pela dificuldade em comer alimentos mais rígidos, já que a dentadura não é totalmente fixa a boca -, hoje podem desfrutar de uma outra opção: a prótese protocolo.

Qualquer pessoa pode colocar prótese protocolo?

Qualquer prótese pode ser indicada para pacientes que perderam os dentes, mas para esse modelo específico de prótese, é necessário um exame de imagem chamado tomografia. É através desse exame que é possível analisar a quantidade de osso que o paciente tem, e se ele é suficiente para a instalação dos implantes. Após isso, realiza-se o planejamento do procedimento, indicando quantos implantes serão necessários. “Caso a quantidade de osso não permita, primeiramente o paciente deverá ser submetido a enxerto ósseo e, só após esse procedimento, é realizada a instalação dos implantes e em seguida a prótese”.

O resultado e os principais cuidados

Sempre bate aquele receio de o resultado não ficar bom ou como se espera, mas com a prótese protocolo o paciente não apenas recupera todos os dentes, mais aumenta a funcionalidade da mastigação e a autoestima. Entretanto, vale destacar que alguns cuidados são necessários: como o paciente não consegue removê-la, após a instalação da prótese o paciente deve rever o seu dentista anualmente para verificar a adaptação e realizar o processo de higienização completo. 

Espaço Santé

Cirurgião Técnico responsável: Dr Orlando Travitzki Neto - CRO 86.221

Entrada 1: Av. Onze de Agosto, 1340

Entrada 2: R. Carmelina Previtale Pêra, 104

Acessibilidade para cadeirantes e idosos - Estacionamento gratuito

(19) 99933-2179   (19) 3829-4743

Tags: Estética, Saúde e Bem-Estar


Sobre o Autor

Adicionar comentário