Matéria

  • Home /
  • Ansiedade Pet

Ansiedade Pet

Ansiedade Pet

Calmantes fitoterápicos para tratamento do estresse e das mudanças de humor

O final do ano é um período de atenção para os donos de pets.

Barulhos típicos desta época como som alto, fogos de artifício e a maior incidência de viagens e deslocamentos (provocando a mudança de ambiente) podem ter impacto direto na saúde dos animais.

Além disso, a ansiedade está se tornando um dos assuntos mais citados e discutidos entre os tutores.

“Uma queima de fogos, por exemplo, pode causar traumas emocionais, quedas, ataques e paradas cardiorrespiratórias, além de tremedeira, automutilação, convulsões e até lacerações no tímpano”, explica a veterinária da DrogaVET, Andressa Felisbino.

A especialista informa ainda que isso acontece devido à sensibilidade do sistema auditivo de cães e gatos. “Os pets chegam a escutar quatro vezes mais do que o ser humano, por isso, é normal que eles se assustem com barulhos mais altos”, explica Andressa.

Líder em manipulação veterinária no país, a DrogaVET percebeu o aumento da procura por terapias comportamentais e tratamentos fitoterápicos, por isso, disponibiliza, formulações que promovem suave e progressiva ação calmante, diminuindo a ansiedade e agitação dos animais.

Um dos fitoterápicos indicados é a solução calmante com Valeriana na composição, que ajuda a tratar as condições de estresse, ansiedade e mudanças bruscas de humor.

O objetivo é deixar o pet mais tranquilo, sem interferir em sua performance ou ânimo no dia a dia, afirma a veterinária, além do uso para inquietação decorrente dos fogos, o fitoterápico pode ser utilizado em viagens ou, até mesmo, em razão da chegada de um novo membro na família.

“Essas são algumas situações muito comuns alegadas pelos tutores em nossas unidades ao solicitarem a manipulação”, detalha.

A prescrição correta e dose a ser administrada devem ser informadas pelo veterinário do animal, a fim de se evitar algum efeito colateral dada a idade avançada ou doença pré-existente.

Também é recomendado que fitoterápico comece a ser utilizado com, pelo menos, 10 a 15 dias de antecedência da data da viagem ou do evento que irá causar estresse ao pet.

Outra fórmula produzida pela DrogaVET é a pasta oral sabor carne com Kawa Kawa.

Além da planta possuir propriedades relaxantes, traz também na composição o Triptofano, substância que já existe no organismo dos pets e atua como um antecessor da serotonina, responsável por regular o humor, o apetite e promovendo uma sensação de bem-estar. 

Outras dicas para proteger seu pet nesse fim de ano

Não acaricie ou tente proteger o pet ao notar o incômodo do animal diante de alguma situação barulhenta. Com essa atitude, seu animal acaba entendendo que, de fato, está em situação de perigo, aumentando seu estresse.
Quando a queima de fogos começar, o mais indicado é agir naturalmente, ficando próximo do pet e transmitindo confiança a ele. Feche portas e janelas do ambiente e ligue a televisão com vídeos que prendam a atenção do pet e tenha sons mais agradáveis do que os fogos.

Mais informações estão disponíveis no site: 
www.drogavet.com.br

 

Tags: vida animal


Adicionar comentário