Matéria

  • Home /
  • Uma dieta equilibrada é fundamental para uma boa saúde

Uma dieta equilibrada é fundamental para uma boa saúde

Uma dieta equilibrada é fundamental para uma boa saúde

Uma dieta adequada é equilibrar a ingestão de alimentos saudáveis e saborosos para que seja fácil mantê-la

Nos últimos anos, o “boom” do fitness no Brasil impulsionou o aumento do número de academias, modalidades esportivas e um crescimento exponencial na área da indústria de alimentos voltada à criação de opções para este público ávido pelo “mundo saudável”, mas que, não quer abrir mão do sabor

A maior dificuldade na adesão a dietas mais saudáveis, historicamente, é cortar os alimentos industrializados e altamente calóricos que a maioria das pessoas gosta e consome habitualmente – principalmente com alta quantidade de açúcar e consumidos muitas vezes diariamente por quem está no estágio de sobrepeso ou obesidade. 

O grande problema destes alimentos com alto nível de calorias preferidos por grande parte das pessoas é a presença de compostos extremamente prejudiciais à saúde, como açúcar, gordura e outros.

Visando atender ao público que já se encontra acima do peso (hoje mais de 50% da população brasileira), e também àqueles que estão no peso adequado mas querem poder comer alimentos saudáveis e saborosos sem a culpa do açúcar a das calorias extras, a indústria de alimentos vem constantemente aumentando a oferta de opções e facilitando uma rotina de alimentação mais saudável e saborosa.

Hoje, procuro justamente incentivar os pacientes a aproveitarem essa grande oferta de alimentos saudáveis e “adaptados” – e existem diversas opções: cookies; chocolates; biscoitos; iogurtes, sorvetes e outros.
Entre os principais componentes que eu recomendo que todos evitem na tabela de ingredientes dos alimentos consumidos no dia a dia estão: açúcar, gordura vegetal hidrogenada, sódio e excesso de aditivos alimentares (como por exemplo: conservantes, corantes e adoçantes artificiais). 

Ao mesmo tempo, procuro recomendar que priorizem alimentos com as seguintes características: poucos ingredientes descritos na embalagem, adoçantes e corantes naturais, menor teor de carboidratos e calorias e alto teor de proteínas e fibras.

A mensagem mais importante sobre uma dieta adequada é equilibrar a ingestão de alimentos saudáveis e saborosos para que seja fácil mantê-la e, assim, transformá-la em hábito, evitando aquele estigma de restrições e comida sem graça que muitas pessoas ainda têm quando pensam em dieta (que, na verdade, tem origem no latim e significa “modo de viver”).

Aproveitem essa variedade de opções que temos disponíveis hoje, a dieta certa também pode ter muito sabor.

Antonio Tavares  - Nutricionista CRN3 21944
Clínica Espaço Prisma
Contato: (19) 3212-3015/ 3241-1520

Tags: gastronomia


Artigos Relacionados

Adicionar comentário