Matéria

  • Home /
  • As tradicionais delícias da culinária natalina

As tradicionais delícias da culinária natalina

As tradicionais delícias da culinária natalina

As festas de fim de ano se aproximam, e uma das principais tradições culinárias é se reunir à mesa para saborear um delicioso panetone. Criado na região de Milão (Itália) sua origem é cercada de lendas.

O certo é que esse pão doce de natal, de fragrância discreta de baunilha e recheado de frutas secas é presença garantida, seja em sua versão tradicional ou em umas das inúmeras variações criadas no Brasil, como o panetone salgado, trufa ou chocotone.

Porém, as tradições culinárias de natal vão muito além do panetone. 

Na própria Itália encontramos na região de Verona, o Pandoro, um pão de massa extremamente macia, cor amarelo ouro, com suave perfume de baunilha, assado em fôrma alta de estrela octogonal, rico em textura e sabor. Outra iguaria italiana, muito consumida nesta época, é a Foccacia Veneziana, uma massa levedada, doce com perfume de limão e muito leve de textura similar ao brioche.

Na Alemanha, além dos tradicionais biscoitos de natal, não pode faltar a mesa o Stollen, sua forma comprida e achatada, representa o menino Jesus embrulhado num manto, e por isso, é muitas vezes chamado de christstollen. 

A cidade de Dresden, no leste da Alemanha, é famosa pela produção desta especialidade de natal. A massa doce leva manteiga, amêndoas, frutas cristalizadas e rum. Após assado é generosamente besuntado com manteiga, o que deixa a massa úmida, e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Em Portugal uma das receitas mais tradicionais é o Bolo Rei, tradicionalmente consumido entre o natal e o dia de reis, o nome é uma referência aos três reis magos. A massa branca doce e fofa, moldada em formato de rosca é recheada com passas e frutas cristalizadas. Tradicionalmente, no interior do bolo encontravam-se também uma fava e um pequeno brinde de ouro. A sorte estava com quem encontrasse o brinde e quem recebesse o pedaço com a fava, restava a honra de pagar pelo próximo Bolo Rei.

Na França, uma das tradições natalinas é Buchê de Noel (tronco de natal), seu nome e formato se devem a sua origem. Durante o inverno os camponeses se reuniam e queimavam um grande tronco de árvore na lareira de suas casas, se a queima desse tronco durasse 12 dias a família seria abençoada com uma colheita farta. Essa tradição representa para os franceses união familiar e esperança. Com passar do tempo o tronco de árvore foi substituído por um bolo doce coberto por creme de chocolate no formato de tronco.

Todas essas delícias de natal estão disponíveis na The Bikery, venham  provar!

THE BIKERY - Padaria e Confeitaria Artesanal

Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1801 - Barão Geraldo

www.thebikery.com.br

Contato:  (19)3249-1105

Facebook e Instagram: thebikerypadaria 

Tags: gastronomia


Artigos Relacionados

Adicionar comentário