Matéria

  • Home /
  • A importância do Conseg

A importância do Conseg

A importância do Conseg

Os CONSEGs foram criados de 10 de maio de 1985, e, criada a função de Coordenador Estadual dos CONSEGs, em 11 de junho de 1986. Atualmente, coordenado por Evaldo Roberto Coratto. Os CONSEGs, foram implantados em 522 municípios, onde os mais populosos admitem mais de um conselho. 

O QUE SÃO OS CONSEGS: são grupos depessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública.As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, seguindo uma agenda definida por período anual.

Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem-sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

A participação da comunidade através dos CONSEGS, como um todo é essencial para que a parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tenham êxito na prevenção ao combate à criminalidade. Os líderes comunitários interessados em participar do CONSEG DE Barão Geraldo, devem procurar o Conselho, conhecer os líderes deste importante órgão e aderir através de inscrições.

Vizinhança Solidária

O que é?: É um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva. Visa incentivar as ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam.

Qual a importância da prevenção primária? A prevenção primária consiste nas ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência de infrações penais por meio da identificação, avaliação, ou redução de condições propícias ao delito, como: falta de iluminação, terrenos baldios, buraco nas ruas, imóveis ou veículos abandonados, entre outros.
Por que participar? A participação aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local, desenvolve o sentimento de responsabilidade social, dissipa as diferenças e melhora a organização urbana.

Responsabilidade da polícia militar e da comunidade: A polícia militar é responsável por ofertar aos integrantes da comunidade ou seus representantes a implantação do programa, a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária acerca de medidas básicas de segurança pessoal e coletiva. A comunidade deve se organizar buscando aproximação de seus integrantes para implementação do programa, escolher quem são os tutores.

Qual o custo? Implantação do programa é gratuita, sendo que a comunidade poderá, caso considere necessário, custear equipamento de segurança, de comunicação ou elaboração de placas de identificação que serão colocadas nos locais onde o programa é desenvolvido.

EQUIPE: Aline Gabriela | Mariza Nakamura | Mirna Junqueira | Antônio Ramos | Edson Pontes | Paulo Xavier | Ricardo Bertuccio

Instagram: @consegbaraogeraldo |  Facebook: Conseg Barão Geraldo

 

 

 

Tags: Referência


Adicionar comentário


Vinhedo, SP

Rua São Thomé, 58 Santa Claudina,
CEP 13.280-000

Número de Telefone

+55 (19) 3876-6989

Fampage