Matéria

  • Home /
  • Harmonização de vinhos e comida japonesa

Harmonização de vinhos e comida japonesa

Harmonização de vinhos e comida japonesa

De modo geral, os vinhos rosé, branco e os espumantes são os que mais harmonizam com o paladar da gastronomia nipônica.

Pratos crus: temaki, sushi e sashimi. O sushi e o sashimi são os pratos crus mais tradicionais, enquanto o temaki já se tornou um prato consagrado para os brasileiros. Um vinho com uma boa acidez é a combinação perfeita para a harmonização de pratos com peixe cru. Peixes mais leves casam perfeitamente com espumantes e vinhos rose. Os espumantes conseguem refrescar e limpar o paladar, uma combinação de sucesso para pratos à base de peixe cru.

Pratos fritos: hot roll, tempura e guioza, são as opções de petiscos fritos nos restaurantes japoneses. Entre os mais populares estão os hot rolls, rolinhos primavera e tempuras. De um modo geral, as frituras precisam de um vinho especial, por isso, vale harmonizar com um vinho branco de acidez mais elevada ou até mesmo com breve passagem por barricas de carvalho.

Pratos quentes: o vinho tinto pode ser uma boa pedida. Para os apreciadores de yakisoba lámen, vinhos elaborados com Malbec ou Merlot são a combinação ideal. Vinhos marcantes, porém não agressivos. Sua tendência frutada provavelmente aumentará com os deliciosos pratos. Além do lámen, eles combinam perfeitamente com carnes grelhadas e legumes cozidos, entretanto escolha opções que não estagiam em madeira.

A harmonização de vinhos e comida japonesa é simples e deliciosa, contudo apostando nos vinhos brancos, roses e nos espumantes, certamente o prazer só irá crescer, afinal, o melhor da harmonização são as surpresas que ela nos fornece. 

Os cuidados com molhos e acompanhamentos - É preciso tomar cuidado e evitar alguns ingredientes da culinária oriental que podem arruinar com a sua harmonização de vinhos. 
Molho Shoyu: feito por grão de soja e salgado por salmoura, esse molho apresenta muito sal na sua composição. Por ter um sabor marcante e intenso, pode amargar e sobrepor totalmente o sabor do vinho;
Molho Teriyaki: esse molho é a redução do shoyu, porém sua textura e doçura também cobrem o sabor de alguns vinhos;
Raiz forte (Wasabi): servida em pequenas quantidades e em forma de pasta, essa raiz picante afeta as papilas gustativas e interfere na percepção dos sabores;
Gengibre: é o ingrediente que mais dificulta a harmonização com os vinhos. Como tem aroma e sabor muito forte, junto da acidez, diminui o sabor da bebida. 

 

 

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Adicionar comentário