Matéria

  • Home /
  • Relicário para buquê de noivas

Relicário para buquê de noivas

Relicário para buquê de noivas

A principal função do relicário no buquê da noiva é marcar a presença de alguém importante e que já não pode estar presente no casamento. Esse detalhe sutil e carregado de significados não passa despercebido pelos convidados. Caminhar até o altar com o buquê em mãos e um pingente com a foto dos pais ou avós falecidos é a mais pura demonstração de amor eterno e ainda garante lindos registros para incluir no álbum de casamento e eternizar a presença deles neste dia inesquecível.

A palavra relicário possui significados distintos. É o lugar sagrado onde se guardam as relíquias normalmente relacionadas a um santo. Também é uma caixa que serve para guardar relíquias, ou seja, objetos de grande valor. O relicário também pode ser considerado uma joia (normalmente um colar ou medalhão) que serve para depositar em seu interior alguma lembrança especial. É muito comum que estas joias tenham algum elemento em seu interior: uma foto pequena, alguma escritura ou para guardar algo valioso e importante como uma mecha de cabelo, uma gota de sangue e até mesmo as cinzas de um ente querido. No século XIX, os relicários se tornaram muito populares nos ambientes britânicos. No mundo vitoriano era costume presentear alguém com um relicário com a finalidade de lembrar uma pessoa falecida.

As noivas estão levando o relicário com foto junto ao buquê, algumas vezes elas também levam um terço ou uma joia de família. Os modelos de relicário vintage são os mais utilizados exatamente por remeter a algo clássico. E podem ser amarrados ao buquê de flores com fitas, pérolas, renda ou tecidos.  Embora seja carregado pela noiva, familiares do noivo também podem ser homenageados. Afinal, depois do “sim” no altar, eles serão uma só família. São inúmeros os modelos e tamanhos de relicários disponíveis no mercado, com certeza, todos tornam o buquê algo ainda mais inesquecível. O relicário pode ser de ouro ou de prata. Mas é fundamental pensar na composição da festa e ver o que mais predomina no ambiente. Por exemplo, o tom rosé combina com o estilo rústico e com delicadas flores de papel. Ou com um casamento boho chique, durante o dia e com um vestido.

Mais do que um adorno, o buquê é um reconhecido amuleto de proteção e, por isso, é muito comum que as noivas componham esta peça com muito cuidado, pensando no significado de cada flor e escolhendo com muito carinho todos os acessórios. Portanto, não é de se estranhar que os relicários, que têm um imenso valor simbólico, também estejam associados ao buquê.

Tags: Festa


Sobre o Autor

Adicionar comentário