Matéria

  • Home /
  • Planejamento digital do sorriso

Planejamento digital do sorriso

Planejamento digital do sorriso

Métodos diagnósticos cada vez mais eficazes estão sendo utilizados na odontologia com o objetivo não só de detectar problemas inerentes ao dignóstico de doenças como a cárie e as periodontites, mas também para auxiliar no planejamento de problemas estéticos, tornando os tratamentos odontológicos altamente previsíveis. As tecnologias digitais, permitem que as imagens obtidas do paciente, seja por tomografia computadorizada, seja por fotografia ou por escaneamento intra-oral, sejam manipuladas de tal maneira que existe a possibilidade de simular o tratamento odontológico proposto. O primeiro dos grandes avanços do planejamento digital aconteceu com a popularização da tomografia computadorizada odontológica e com a melhoria dos softwares que permitem a visualização, por exemplo, do tecido ósseo, podendo planejar precisamente o posicionamento dos implantes.

O segundo ocorre com os protocolos fotográficos para que possam ser realizados o estudo da proporção da face e o relacionamento do sorriso em relação ao alinhamento dentário. Por meio desse método é possivel realizar uma simulação ainda na tela do computador, tornando a comunicação entre o Cirurgião-Dentista e o cliente muita mais eficiente (Figura 1). O terceiro consiste na possibilidade de se realizar um escaneamento intra-oral, substituindo os moldes convencionais, sendo possível a recontrução da forma dos dentes no computador e, o mais incrível, confeccionando-o em um equipamento de última geração (materialização do projeto).

Infelizmente, todas essas tecnologias ainda estão presentes em poucos consultórios, mas já é uma promessa para maior fidelidade diagnóstica e maior previsibilidade do tratamento.

Dr. Eduardo Vedovatto
CROSP 79063 - Cirurgião-Dentista
Especialista em Prótese Dentária - Mestre e Doutor em Reabilitação Oral - Professor Doutor do Mestrado em Implantodontia da SL Mandic
R. Paulo Setubal, 586 - Nova Valinhos - 19 3869-2750

 

Tags: Saúde


Artigos Relacionados

Adicionar comentário