Matéria

  • Home /
  • Aprender idiomas pode ser uma boa ideia para seus filhos

Aprender idiomas pode ser uma boa ideia para seus filhos

Aprender idiomas pode ser uma boa ideia para seus filhos

Para as crianças, os benefícios do aprendizado de idiomas são numerosos. Ir além do idioma nativo não só permite que elas ampliem suas habilidades comunicacionais do ponto de vista cognitivo, mas também do ponto de vista psicossocial.

Quando falamos do aprendizado de idiomas, um dos maiores benefícios para as crianças são aqueles associados a seu desempenho cognitivo.

O processo de aprendizagem de uma nova língua permite que as crianças trabalhem em suas habilidades de memória, solução de problemas e leitura.

Além disso, as instrumentaliza para que melhorem suas habilidades em assuntos não necessariamente relacionados com a linguagem em si, como a matemática e a ciência. Crianças que falam uma segunda língua potencializam seu rendimento na escola e levam esse diferencial consigo pela vida afora.

O aprendizado de idiomas é cognitivo, antes mesmo de ser linguístico. Aqui estão alguns dos outros benefícios cognitivos que aprender uma língua estrangeira traz para o cérebro dos pequenos:

  • Aceleração do desenvolvimento do conceito de permanência do objeto;
  • Criatividade e facilidade de expressão;
  • Capacidade de estabelecimento de analogias;
  • Fixação mnemônica do conhecimento, devido à maior flexibilidade mental das crianças.

Promove a tolerância às diversida

No processo de aprendizado de uma segunda ou terceira língua, muito mais do que habilidades cognitivas estão envolvidas. Este aprendizado também é responsável por dilatar a consciência das crianças e a forma como percebem as diversidades do mundo. Ser capaz de pensar fora da caixa, isto é, construindo pontes que levam a outras origens, culturas e realidades, é positivo para formar seres humanos mais tolerantes e acolhedores. Ao travar contato com outras línguas, a criança estará naturalmente mergulhando em outras percepções de mundo (concepções de tempo, espaço e valores distintos), o que dará a ela mais flexibilidade em seus relacionamentos interpessoais. Isso também está intimamente relacionado à habilidade de resolver conflitos.

As demais, crianças que aprendem outros idiomas tem mais chances de desenvolver sua desenvoltura na hora de falar, o que pode ajudar a contornar problemas como timidez e inibição em público.

Aumenta a consciência da língua e da cultura maternas

Aprender idiomas novos invariavelmente faz as pessoas pensarem sobre as complexidades de seu próprio idioma. Adicionar outra língua a seu conjunto de habilidades de uma criança lhe facilitará falar seu próprio idioma, pela capacidade de estabelecer analogias e provocar diferenças em relação à sua língua materna.  Fonte:Escola da Inteligência

Tags: Educar


Adicionar comentário