Matéria

  • Home /
  • Ervas finas: entenda por que utilizá-las nas suas receitas

Ervas finas: entenda por que utilizá-las nas suas receitas

Ervas finas: entenda por que utilizá-las nas suas receitas

Ao contrário do que o nome possa indicar, elas não são especiarias raras ou bem mais caras: na verdade, se caracterizam por apresentarem um aroma e sabor mais intensos, seja na versão fresca ou na desidratada. E não para por aí: além disso, também são muito usadas por quem gosta de decorar os pratos que prepara.

Ervas finas, frescas ou desidratadas, servem para temperar diferentes tipos de pratos e decoração. Para quem gosta de um gostinho a mais na comida, vale apostar nas ervas finas (como cebolinha, salsinha, orégano, tomilho, manjericão, cerefólio e estragão) para completar o prato. Isso porque essas folhas, que são temperos tradicionais, apresentam um sabor intenso para que qualquer receita - de carne à massa - ganhe um paladar mais marcante.

Como podem aparecer de dois jeitos, frescas ou desidratadas, o modo como são acrescentadas à refeição varia: as primeiras se destacam pelo aroma e tom mais intensos e devem ser adicionadas no fim do preparo por serem mais delicadas, enquanto as últimas podem fazer parte da receita desde o começo da preparação para que recuperem a água que perderam durante o processo de desidratação. Já a quantidade de ervas que será usada no prato varia: é possível fazer um mix de sabores e aromas para deixar a comida com um sabor especial e uma apresentação mais bonita - já que elas também servem para decorar os pratos.

Ervas fazem bem para a saúde por ajudarem a substituir o sal nas refeições. Você sabia que as ervas finas também ajudam a deixar a comida com menos sal? Isso porque o sabor característico que possuem faz com que não seja preciso exagerar na quantidade desse ingrediente durante o preparo do prato.

Vale lembrar que o sódio não é de todo vilão, mas seu excesso pode causar algumas complicações - como aumento da pressão arterial, por exemplo, que resulta em problemas do coração. Por isso, apostar em um tempero que reduz a sua quantidade é uma boa maneira de manter a saúde em dia e evitar problemas.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Adicionar comentário