Matéria

  • Home /
  • Notebook travando com temperatura elevada

Notebook travando com temperatura elevada

Notebook travando com temperatura elevada

Existem algumas situações que podem ser consideradas as principais culpadas pela lentidão ou até mesmo a perda de funcionamento do notebook, como uma simples obstrução das saídas de ar ou até uma questão de software.
Ao prevenir esses problemas é possível aumentar a vida útil do equipamento e garantir uma boa economia. Vale ressaltar que é sempre bom resolver esse tipo de situação com muita rapidez, uma vez que o notebook operando em temperatura acima do normal pode causar danos irreparáveis a processadores e outros componentes de hardware.

Obstrução das saídas de ar: utilizando o notebook no colo ou sobre a cama, por exemplo, as saídas de ar podem ser obstruídas e isso acaba causando problemas. Se você percebe que o seu notebook só aquece quando é usado dessa forma, é bem recomendado que você experimente executar a mesma ferramenta com as saídas livres. Se não houver mais aquecimento, você resolveu seu problema em segundos. Por outro lado, também há ocasiões em que a obstrução acontece por causa de sujeira e pó, nesse caso, você precisará fazer a limpeza física do aparelho.

Problemas no cooler: infelizmente, não são muito raros os casos em que esses equipamentos deixam de operar com 100% de sua capacidade e são vários os motivos para isso. Um deles é a sujeira. Acumulando pó e outros materiais, os coolers podem ter as ventoinhas travadas e isso faz com que o ar quente seja retirado com menos eficiência. Após um tempo, isso vai ficando mais grave e as temperaturas sobem rapidamente dentro das máquinas, o que torna necessário abrir o dispositivo e fazer a limpeza. Se você percebe que o notebook esquenta muito e não há nenhum sinal de cooler girando, talvez seja a hora de substituir a peça. Vale dizer que coolers totalmente parados em geral resultam em maquinas desligando sozinha para preservar o hardware.

Pasta térmica: um item de grande importância para o computador, aplicada entre o dissipador de calor do cooler e o processador, tem como função aumentar a aderência entre esses dois componentes, para que a refrigeração aconteça de modo mais eficiente. Após algum tempo de utilização, a pasta térmica pode acabar secando e perdendo suas propriedades. Com isso, você pode imaginar que o seu processador pode esquentar mais do que você gostaria — causando desligamentos não programados e até mesmo o derretimento de alguns componentes do notebook.

Software: apontamos várias possibilidades relacionadas ao hardware, mas também existem casos em que o próprio software é o vilão. Isso acontece quando há muitos aplicativos sendo executados em segundo plano ou mesmo quando o sistema operacional passa a trabalhar exigindo mais poder de processamento do que o necessário.

Av. Albino J. B. de Oliveira, 1393, sala 5
Segunda a Sexta das 9h as 18h I Sábado das 9h as 13h 
www.urkit.com.br
19 98800-4318 | 3203-0894 - urkitbaraogeraldo

Tags: Tecnologia


Adicionar comentário