Matéria

  • Home /
  • Literatura infantil

Literatura infantil

Literatura infantil

Ser criança é sinônimo de brincar e estudar sem pensar no dia de amanhã, viver sem as ansiedades e preocupações de um adulto. É nessa fase da vida que somos inseridos no mundo literário e lemos os primeiros livros.

Estimular a leitura desde cedo é muito importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Afinal, criar um hábito ainda na primeira infância é muito mais fácil que na vida adulta. Selecionamos alguns títulos que mostram que livros ainda podem ser o melhor presente para a criançada. Confira e divirta-se com eles!

João, Joãozinho, Joãozito: O menino encantado, de Claudio Fragata

Neste livro, selecionado para crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, Claudio Fragata conta com lirismo a infância do escritor Guimarães Rosa. Em uma linguagem repleta de poesia, o autor acompanha a trajetória de João, da infância no interior até a carreira literária, passando pelo talento para criar palavras.

A cor de Coraline, de Alexandre Rampazo

No livro A cor de Coraline, o ilustrador, designer gráfico e escritor Alexandre Rampazo passeia pelas inúmeras possibilidades contidas numa caixa de lápis de cor e na imaginação infantil a partir da pergunta de um colega para a pequena Coraline, e mostra que o mundo é mais colorido do que nos acostumamos a pensar. A obra foi aprovada para crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Marco queria dormir, de Gabriela Keselman

Qual criança nunca teve medo de dormir? À noite, para que tudo se transforma: o que é pequeno fica grande e as coisas são engolidas pela escuridão. Era por isso que Marco não conseguia dormir. Para ajudá-lo, sua mãe fez de tudo: criou traje antimosquitos, escreveu uma carta à Lua e arranjou um bastão de escalada para manter o filho firme na cama. Marco queria dormir, de Gabriela Keselman, foi aprovado na categoria 2 – Creche II, para crianças de um ano e sete meses até três anos e 11 meses.

Tags: Educar


Adicionar comentário