Matéria

  • Home /
  • Nirá o alho japonês

Nirá o alho japonês

Nirá o alho japonês

Pense em uma plantinha que possui em seu sabor toques de alho, alho-poró e cebolinha, perfeita para usar em refogados, omeletes, peixe e carne de porco. Assim é o Nirá, também conhecido como Alho Japonês.

Seu cultivo é antigo, não só para uso culinário mas também como medicamento antiviral e antimicrobiano. No Brasil é chamado pelo mesmo nome que no Japão, mas tem várias denominações em inglês: chinese chives; fragrant flowered garlic; garlic chives. Na China é gow choy ou jiu tsai; na Coreia, buchu; no Vietnã, He.

Há três tipos da erva: o branco, o verde e o verde com botões florais. O primeiro é produzido apenas pelos chineses, que privam as folhas de luz durante o cultivo. Por isso, elas ficam amareladas, macias e com aroma sutil. São também mais caras e menos nutritivas. O nirá verde-escuro tem maior teor de betacarotenos. O com botões florais é chamado no Brasil e no Japão de hana-nirá (hana significa flor). As pequenas moitas de nirá produzem de 4 a 10 bulbos, cada um com 4 a 5 folhas de 15 a 30 centímetros. Rústica, a planta gosta do frio e resiste a geadas. Suas folhas macias têm sabor que combina alho-poró, cebolinha e alho.

Na culinária chinesa são usadas em bolinhos, em recheios para pastéis e em refogados de legumes. Na japonesa, é indispensável no yakisoba (macarrão frito com legumes). O sabor delicado e perfumado faz do nirá uma hortaliça versátil, podendo entrar nas receitas cru ou cozido, como tempero ou ingrediente principal. No Ocidente, faz sucesso em quiches, sopas e saladas. Substituto mais suave para o alho, vai bem com batatas e peixes. É bom para quem quer emagrecer, por ter pouca caloria e muita vitamina C, importante na absorção do ferro; ingerido cru, traz compostos sulfúricos que ajudam a evitar a coagulação sanguínea. É ruim para pessoas com restrição ao consumo de fibras, pois contém teor alto desse elemento; quem tem problemas que dificultam a coagulação do sangue deve preferir a verdura cozida.

O nirá é encontrado mais facilmente em mercearias de produtos orientais, mas nas grandes cidades, é possível comprá-lo também em feiras livres e supermercados. Escolha maços sem folhas amareladas ou amassadas. Elas devem ser verde-escuras, macias, cheirosas e aparentar frescor. Elimine as folhas machucadas antes de guardar o maço, pois elas se deterioram rápido e podem estragar as demais, além de exalar cheiro desagradável. 

Como se prepara: Armazenado de maneira adequada, o nirá dura vários dias na geladeira. Descarte as folhas machucadas, embale em saco plástico limpo e guarde longe das maçãs (o etileno liberado por elas faz as folhas amarelarem mais rapidamente). O cozimento prolongado destrói parte do aroma do nirá, por isso apenas afervente-o ou refogue-o rapidamente para os pratos quentes. Faça uma mistura de molho de soja, gengibre, óleo de gergelim e muito nirá picado para cobrir postas ou filés de peixe (salmão ou outros) antes de levá-los ao forno. Fonte: Yamaguishi Orgânicos

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Adicionar comentário