Matéria

  • Home /
  • Por que adestrar seu cachorro?

Por que adestrar seu cachorro?

Por que adestrar seu cachorro?

Cães e humanos, duas espécies diferentes que convivem há milhares de anos! Mas o que fazer para que essa convivência seja boa para ambas as partes? Como educar nossos cães? Basta colocar seu cãozinho sentado e lhe explicar as regras do novo lar? Não, não é assim que funciona!

Para convivermos de forma harmoniosa no dia a dia, além de estabelecer regras, nós precisamos criar uma comunicação que seja eficiente. É necessário encontrar uma maneira muito clara e objetiva de dizer ao cão o que esperamos dele, o que queremos que ele faça. Mas devemos fazer isso através de estímulos positivos, respeitando o tempo e as particularidades de cada indivíduo, sempre!
O adestramento de um cão é um processo de aprendizagem que exige paciência, atenção, persistência e planejamento. E não tem restrição de idade, raça ou tamanho, podendo ser iniciado assim que o filhote chega à sua nova casa.

Devemos ter em mente que precisamos ajudar o cão. Ao invés de puní-lo pelos erros, temos que trabalhar para diminuir as chances de ele errar, e passar a premiá-lo pelos acertos, assim estaremos reforçando os comportamentos que consideramos corretos. Mas como colocar isso em prática?

É aí que entra o profissional da área de adestramento, também conhecido como educador canino. Porém, é de extrema importância selecionar um profissional capacitado, com conhecimento em comportamento canino, e atualizado no que diz respeito às técnicas de adestramento. Além de educar e estabelecer uma comunicação entre as pessoas e seus cães, o trabalho desse profissional também pode ajudar a resolver vários problemas, como ansiedade, medo, reatividade, agressividade, fuga, xixi e cocô em lugares inadequados, latidos excessivos, entre outros.

10 razões para adestrar o seu cão:

  1. Compreender a linguagem canina.
  2. Fazer com que ele te entenda de forma eficiente.
  3. Criar um vínculo afetivo saudável para ambos.
  4. Ensinar comandos para facilitar a interação no dia a dia.
  5. Prevenir e/ou resolver problemas de comportamento.
  6. Socializar com outros animais e pessoas, permitindo assim que seu cão lhe acompanhe em vários lugares.
  7. Proporcionar lazer e bem-estar ao cão.
  8. Facilitar o manuseio em banhos e consultas veterinárias.
  9. Estimular mentalmente.
  10. Passar os dias desfrutando de uma companhia agradável e inesquecível.

Maria Larosa - Educadora canina e treinadora
Fundadora da Cane Felice Cia
Facebook Instagram
www.canefelicecia.com.br
19 98163-1067

 

Tags: Vida animal


Adicionar comentário