Matéria

  • Home /
  • Bichectomia o procedimento do momento

Bichectomia o procedimento do momento

Bichectomia o procedimento do momento

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, o mercado estético brasileiro é o terceiro maior do mundo, além de ser um dos que mais cresce em território nacional.


Essa informação é apenas um reflexo das necessidades e opiniões individuais da população brasileira, que se preocupa cada vez mais com sua saúde e sua aparência física. Nesse contexto, devido a constante busca por um rosto mais bonito e mais jovem, um procedimento popularmente chamado de “bichectomia” vem sendo cada vez mais procurado em consultórios e clínicas odontológicas. 

Entre as múltiplas e delicadas estruturas presentes no rosto, há diversos compartimentos de gordura que funcionam como coxins de proteção. Entre estes compartimentos, existe um que se estende quase que ao longo de toda a superfície lateral da face, indo desde as têmporas até próximo à mandíbula, e que recebe o nome de Bola de Bichat. Na região das bochechas, esse coxim apresenta uma maior espessura, o que muitas vezes confere ao rosto um formato mais arredondado. 

Como o seu volume não se altera com o processo de emagrecimento, a bichectomia surgiu a fim de realizar a remoção parcial desse compartimento de gordura, e, consequentemente, afinar o rosto. A cirurgia é feita em consultório, sob anestesia local, e, para a remoção da gordura, é feito uma incisão de apenas 1 centímetro na bochecha. O procedimento em si dura em torno de 45 minutos, a recuperação é tranquila, e o paciente poderá retornar às suas atividades cotidianas dois ou três dias após a cirurgia. Além disso, é importante salientar que, mesmo com um posterior aumento de peso, o contorno facial poderá se modificar por acúmulo de gordura em outras regiões suscetíveis a alterações, mas não haverá recidivas da Bola de Bichat em si.

Após o procedimento, observa-se um rosto mais fino na região das bochechas além de uma delimitação maior das maçãs do rosto, e a indicação ou não da bichectomia depende de uma avaliação presencial. A princípio, homens e mulheres podem realiza-lo, principalmente aqueles pacientes que têm o hábito de morder as bochechas com frequência, e ele é desaconselhado para pacientes abaixo dos 16-18 anos, gestantes e lactantes, e também para rostos que são mais compridos que largos.
De qualquer forma, antes da realização de qualquer procedimento, o profissional deve compreender as queixas de seu paciente e então indicar o melhor tratamento para solucioná-las. Muitas vezes, a realização de preenchimento com ácido hialurônico em pontos específicos da face como no ângulo da mandíbula e na região de malar já provoca o afinamento desejado do rosto. Em outros casos, o formato arredondado pode se dar devido a uma hiperatividade dos músculos da mastigação, podendo ser tratado então com toxina botulínica. Uma avaliação minuciosa do caso e a realização dos procedimentos mais adequados sempre serão a chave para o sucesso do tratamento e a satisfação do paciente.

Dra. Gabriela Borgo
Clinica geral - harmonização orofacial - ortodontia odontopediatria - laserterapia - diagnóstico de lesões bucais.
Rua Paulo Setúbal, 204 - Sala 11 - Vl. Angeli - Valinhos
99294-1361 - @dragabrielaborgo

Tags: Saúde


Adicionar comentário


Vinhedo, SP

Rua São Thomé, 58 Santa Claudina,
CEP 13.280-000

Número de Telefone

+55 (19) 3876-6989

Fampage